Embriologia I - Tipos de Óvulos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O que é Embriologia?
A
embriologia é uma área da biologia que estuda o desenvolvimento
embrionário dos organismos vivos, ou seja, o processo de formação do
embrião a partir de uma única célula, o zigoto, que originará um novo
ser vivo.
Os óvulos dos animais são geralmente células grandes e imóveis, que contém em seu interior reserva de nutrientes para o desenvolvimento do embrião.
Esses nutrientes compõem o vitelo. A quantidade e a localização do
vitelo são variáveis nos diferentes óvulos. Essas duas características
permitem-nos classificá-los em vários tipos:
Oligolécito (oligo = pouco; lecito = vitelo), homolécito ou isolécito (homo ou iso = igual) — possui pouco vitelo homogeneamente distribuídos e sua segmentação é total ou holoblástica (holo = todo; blasto = germe) e igual, pois
origina uma mórula com blastômeros de tamanhos aproximadamente iguais; é
o ovo dos protocordados (anfíoxo e ascídia) e de muitos invertebrados
marinhos, como esponjas, corais eestrelas-do-mar.
Representação de ovulo oligolécito / alécito
Alécito (a =
sem) – semelhantemente aos oligolécitos, mas praticamente sem vitelo.
Muitas vezes são classificados como oligolécitos ou isolécitos. Sua
segmentação é total ou holoblástica (holo = todo; blasto = germe) e igual, pois origina uma mórula com blastômeros de tamanhos aproximadamente iguais.
Heterolécito (hetero = diferente) - apresenta quantidade de vitelo intermediária entre a dos ovos oligolécitos e telolécitos (daí os outros nomes: mesolécito ou mediolécito) e concentrada mais no pólo vegetal ou vegetativo que no pólo animal (região superior); a segmentação é total e desigual, pois,
por ter menos vitelo, o pólo animal divide-se mais rapidamente e produz
células menores e mais numerosas que as produzidas no outro pólo; é o
ovo de anfíbios, de vários peixes e de alguns invertebrados (maioria dos
moluscos, poliquetas e platelmintos).
Segmentação total e igual de um ovo oligolécito (anfioxo)
Segmentação total e desigual de um ovo heterolécito (anfíbio)
Telolécito (telo = ponta) ou megalécito (mega = grande) - o núcleo e o citoplasma formam uma pequena gota sobre uma quantidade enorme de vitelo (também chamado de gema, neste caso); a segmentação é meroblástica (mero = parte) ou parcial e discoidal – pois ocorre apenas no pólo animal e forma um pequeno disco de células (cicatrícula), encravado na gema; é o ovo de répteis, aves, vários peixes e de alguns moluscos e mamíferos ovíparos (ornitorrinco e equidna).
Centrolécito -
o vitelo ocupa a região central da célula e não se divide; o núcleo
divide-se várias vezes no interior do vitelo e migra para a periferia,
seguindo-se a divisão do citoplasma; a segmentação é meroblástica e superficial; é o ovo da maioria dos artrópodes (insetos e outros).
Segmentação ou clivagem
A partir do zigoto, as mitoses vão formando blastômeros, que são células indiferenciadas. Esse período vai até a formação da blástula. Nos óvulos oligolécitos e heterolécitos ocorre também a passagem por um estágio intermediário que é a mórula.No estágio de blástula o embrião apresenta-se uma camada de células (blastoderme) que envolve uma cavidade central (blastocela).
a) Segmentação total ou holoblástica.
O zigoto faz divisão total, por apresentar pequena quantidade de vitelo. Essa segmentação pode ser:
- total e igual = aquela em que os blastômeros resultantes têm igual tamanho. Ocorre em ovos oligolécitos, como o dos equinodermos (ouriço-do-mar).
- total e desigual = caracterizada por apresentar blastômeros de tamanhos diferentes. Formam-se blastômeros de pequeno tamanho ou micrômeros e blastômeros de maior tamanho, os macrômeros. Essa forma de segmentação ocorre em ovos heterolécitos.
b) Segmentação parcial ou meroblástica.
O zigoto realiza divisão parcial. Ocorre nos ovos com muito vitelo. Nesse caso o polo vegetativo, onde se localiza o vitelo, não entra em divisão. Essa segmentação pode ser de dois tipos:
- parcial discoidal = ocorre em ovos megalécitos, como em répteis e aves. A segmentação atinge apenas a região do polo animal.
Os blastômeros resultantes dessa segmentação formam um disco denominado blastodisco, a partir do qual posteriormente se formará o embrião.
- Parcial superficial = ocorre nos ovos centrolécitos, como os dos insetos. O núcleo vai se dividindo sucessivamente e os núcleos resultantes migram para a periferia do ovo. Nesse local são formadas as membranas celulares, apresentando-se uma camada de células, a blastoderme, que envolve a cavidade central.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário