Biotecnologia do DNA -- A Engenharia Genética

A Engenharia Genética
 Com o avanço da biotecnologia, surgiram importantes técnicas de engenharia genética que possibilitaram a modificação de materiais genéticos.
A engenharia genética, então, consiste na manipulação direta dos genes de um organismo, geralmente através de técnicas artificiais. Essas técnicas têm como objetivo melhorar ou criar produtos e organismos, procurando sempre um melhoramento genético.


 Enzimas de Restrição
São enzimas responsáveis por cortar o DNA em determinados pontos. A enzima é capaz de reconhecer uma sequência específica de nucleotídeos e faz o corte da molécula naquele ponto específico. 

 Organismos Transgênicos 
 Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados. Com o avanço da engenharia genética, surgiu a possibilidade de alterar o DNA de alguns seres vivos com o intuito de potencializar ou criar determinadas características que seriam inviáveis de serem produzidas pela natureza.
A modificação genética pode incluir diferentes tipos de técnicas, como a manipulação do DNA recombinante de diferentes espécies, fusão celular, hibridizações e etc. 

    Transgene e Trangênico
Muitas pessoas confundem estes dois termos e consideram sinônimos. Mas, mesmo estando relacionados, ambos possuem significados distintos.
Transgene se refere ao material genético extraído de determinado ser vivo e que é introduzido em outro.
Transgênico, por sua vez, se refere ao organismo que foi geneticamente modificado.

  Alimentos transgênicos 
A principal finalidade da criação de alimentos transgênicos é desenvolver produtos com melhor qualidade e resistência, visando principalmente o lucro dos produtores.
Inúmeras são as possibilidades de manipulação genética na agricultura, criando desde plantas mais resistentes às pragas até alimentos mais ricos em determinados tipos de vitaminas. 

 Vantagens e Desvantagens   

Depois da leitura, fica claro que os alimentos transgênicos apresentam vantagens e desvantagens: 
                                
                                 Vantagens
  • Maior produtividade
  •  Redução de custos
  •  Maior quantidade de nutrientes
  • Plantas mais resistentes às pragas (insetos, fungos, vírus, bactérias) e aos agrotóxicos, inseticidas e herbicidas. 
                            Desvantagens 
  • Desenvolvimento de doenças (reações alérgicas, câncer, etc.)
https://www.youtube.com/watch?v=_xAEMhH6PSs
  • Desequilíbrio ambiental (poluição do solo, da água e do ar, desaparecimento de espécies, perda da biodiversidade, contaminação de sementes, etc). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vírus

Clonagem

DNA Recombinante