Origem da vida 1: Abiogênese X Biogênese
Abiogênese
A abiogênese, conhecida
como geração espontânea, foi uma das primeiras hipóteses sobre a origem
da vida. Baseada na ideia de que a vida poderia surgir da matéria
orgânica, essa teoria começou a partir de
experimentos e foi supostamente comprovada pelo surgimento de moscas em
uma
carne em decomposição e ratos em trapos sujos.
Essa teoria perdurou durante a Antiguidade, quando muitos pesquisadores e filósofos, como Aristóteles, acreditavam que os seres vivos brotavam a partir da matéria. Vermes nasceriam das frutas podres e sapos surgiriam dos pântanos.
Essa teoria perdurou durante a Antiguidade, quando muitos pesquisadores e filósofos, como Aristóteles, acreditavam que os seres vivos brotavam a partir da matéria. Vermes nasceriam das frutas podres e sapos surgiriam dos pântanos.
Redi e biogênese
Francesco Redi (1626 - 1698), um biólogo italiano, foi o primeiro a gerar dúvidas
sobre a hipótese da abiogênese, com ajuda do método científico. Dessa forma, ele
experimentou colocar alimentos em vários vidros e deixou alguns fechados com
gaze e outros abertos, como na imagem abaixo.
Em 1862, Louis Pasteur (1822 - 1895), ferveu um caldo de carne e armazenou o líquido estéril por certo tempo em um recipiente que permitia apenas a entrada de ar, mas não a poeira. Após alguns meses, Pasteur colocou o líquido em contato com a poeira e pouco tempo depois surgiram micróbios.
Experimento de Francesco Redi (Foto: Reprodução)
Ele
observou dentro de alguns dias que apenas
os potes abertos continham larvas dentro, concluindo que as larvas só
surgiram
porque foram depositados por moscas e não por matéria não viva, conforme
afirmava a teoria da abiogênese. A partir dessa conclusão, Redi afirmou
que todos os seres vivos vêm sempre de outros seres vivos e daí surgiu a
teoria da biogênese.Em 1862, Louis Pasteur (1822 - 1895), ferveu um caldo de carne e armazenou o líquido estéril por certo tempo em um recipiente que permitia apenas a entrada de ar, mas não a poeira. Após alguns meses, Pasteur colocou o líquido em contato com a poeira e pouco tempo depois surgiram micróbios.
Ilustração do experimento de Pasteur (Foto: Slideplayer)
Dessa
forma, a teoria da abiogênese foi realmente desfeita, já que após Redi
mostrar seu experimento, alguns defensores da geração espontânea
afirmavam que os micróbios, que são seres mais simples, poderiam sim
surgir da matéria não viva. Origem da Terra
Atualmente, a hipótese aceita surgiu nos trabalhos do bioquímico russo Aleksandr Ivanovich Oparin (1894-1980) e do geneticista escocês Jonh B. S. Haldane (1892-1964). Estudos geológicos concluíram que a atmosfera da Terra era composta por diferentes gases que não são os atuais.Oparin acreditava que os gases, como o metano (CH
A teoria é que o gás oxigênio (O
As descargas elétricas proveniente dos relâmpagos e os raios ultravioletas do Sol foram fontes de energia que por muitos anos promoveram variadas reações químicas e dessa forma teria dado origem a moléculas, como álcoois, aminoácidos e açucares constituída por cadeias de carbono.
As moléculas orgânicas simples ficaram reunidas no mar por conta das chuvas e ficaram reunidas no mar e ao longo prazo, estas simples moléculas teriam dado origem a moléculas mais complexas, como as proteínas, polissacarídeos, entre outros.
Em 1953, o cientista americano Staley Miller experimentou testar essa hipótese e construiu um aparelho colocando alguns gases submetidos a fortes descargas elétricas e vapor de água, simulando as condições naquela época. Após uma semana, Miller relatou a presença de aminoácidos no líquido formado. Staley Miller, com o seu experimento apoiou a ideia da hipótese de Oparin.
Experimento de Miller simula Terra primitiva (Foto: Julia Rocha)
O primeiro ser vivo teria capacidade de se alimentar absorvendo as moléculas que estavam no mar, o que seria a nutrição heterotrófica, e como não existia oxigênio na atmosfera, provavelmente a energia conseguida era de forma anaeróbia, por fermentação.
Esses seres vivos teriam também a capacidade de mutação, fazendo com que, a longo prazo, surgissem seres autotróficos, capazes de realizar fotossíntese e, dessa forma, isso foi favorável, pois a Terra foi se modificando e diminuindo as substâncias orgânicas que serviam de alimento. Assim, a seleção natural fazia com que os seres vivos mais adaptados estivessem uma maior probabilidade de sobrevivência e de se multiplicar.
Os seres vivos que possuíam atividade autotrófica modificaram a atmosfera, que passou a ter oxigênio livre em sua composição química, possibilitando o surgimento de seres vivos que eram capazes de usar o oxigênio pela respiração aeróbica.
Em suma, os primeiros seres vivos eram muito simples, lembrando os procariontes atuais; a longo prazo, foram surgindo células mais complexas, os eucariontes e, assim, podem ter sido capazes de formar colônias e dar origem aos primeiros seres pluricelulares.
Comentários
Postar um comentário